quarta-feira, 4 de junho de 2008

Luz! Talento!! Ação!!!






Teatro com um clima descontraído, cenário simples que diz muito sobre o que esta prestes a acontecer! Atores nervosos, maquiagem a ser finalizada, e aquele retoque no figurino. São os elementos que se completam na arte de interpretar. É a arte do sonho e da realidade é a arte imitando a vida e claro o que não pode faltar, o grande público que está na expectativa do espetáculo “Cadeiras Cativas” montagem do grupo teatral ROTUNDA para semana da amostra de 1968. E o sonho acabou? Não se sabe, mas uma coisa é certa, o espetáculo vai começar.
O cenário foi produzido pelo artista plástico Djalma Marcelino, ele criou um plano de fundo com a idéia de prisão e sobre o palco havia doze cadeiras que se movimentavam ao longo do espetáculo dando suporte aos atores. Segundo o artista plástico, ele trabalhou com os recursos que tinha, pois não podia alterar a estrutura do auditório que foi o palco do espetáculo.

Ouça a entevista com o artista plástico e cenógrafo Djalma Marcelino sobre como foi o processo de criação do cenário do espetáculo “Cadeiras Cativas.”




Os atores por meio da sonoplastia e expressões corporais retratam o comportamento humano daquela época. Aborda dos mais variados constrangimentos sociais e individuais e a influencia política em 68. O ator Henry Pablo diz que o teatro redimensiona o que foi marcado no ano de 1968 e que atualmente as utopias acabaram e que os jovens de hoje perderam a essência do poder de contestação bem como toda sociedade em função do consumismo e individualismo.

Ouça a entrevista com o ator Henry Pablo sobre a importância dos jovens na época de 68 e a postura da sociedade como um todo nos dias atuais.



A atriz Alana Cássio falou sobre a maravilha de representar todo o movimento no período de 1968, compara o movimento aos “Sem Terra”. De acordo com a atriz os jovens lutam ainda mas por outras causas poucos expressivas como estudos, casa, carro etc.

Ouça a entrevista com a atriz Alana Cássio que falou sobre o papel da mulher nos dias atuais e os reflexos que o movimento de 1968 trouxe para a sociedade atual.





O espetáculo mostra que a sociedade civil em 1968, lutou naquela época, movimento utópicos ou não o fato é que havia um Brasil contestador que por muitas vezes foi silenciado até morte! A democracia hoje existe, e, ainda esta maqueada nos arraes politicos! Viver é não ter a vergonha de ser feliz em um país de brasileiros que sobrevivem e em constante luta diária com seus problemas individuais. O espetaculo cadeiras cativas convidou a todos a se sentarem e contemplar o que os jovens daquela época fez! As cadeiras do espetáaculo são para reflexões e não acomodação! E ae "pode chegar, pode escolher, a cadeira melhor para você!

Nenhum comentário: